Monday, March 12, 2007

Why Study???

This one goes in Portuguese - 2 Neurônio are composed of three wonderful Brazilian women in their 30s, writing about... our world :) (women's)

02 Neurônio

Jô Hallack, Nina Lemos, Raq Affonso
@ - 02neuronio@uol.com.br

Estudar pra quê?

VALE A pena estudar? Depende. Se você for mulher, talvez não. Quer dizer, financeiramente falando. Um estudo feito pelo Ibmec, em São Paulo, mostra que, quanto mais a mulher estuda, maior a diferença salarial dela em relação aos homens!
A pesquisa mostra que as mulheres com especialização ou pós-graduação ganham 37% menos do que os homens que fazem o mesmo trabalho e têm o mesmo currículo. Podemos ficar felizes. Afinal, em 1995 essa diferença salarial era ainda maior: 47%. Mas a verdade é que não dá para ficar feliz. Será que a gente ganha menos porque tem TPM? Será que é porque gostamos de roupa?
Ou alguma espécie de problema causado por pessoas que, quando estão perdidas na rua, pedem informação em vez de ficar dando voltas de carro?
Segundo os especialistas, isso acontece porque as mulheres entraram há menos tempo no mercado de trabalho. Com isso, têm menos experiência, portanto ganham menos. Se isso for realmente um motivo (duvidamos um pouco), as leitoras que estão fazendo vestibular vão se dar melhor que a gente. Afinal, daqui a cinco anos, provavelmente essa diferença vai diminuir. Mas, provavelmente, até lá eles vão inventar uma outra desculpa. E nós continuaremos... ferradas!
Uma outra coisa que os estudiosos falam é que a mulher tem que se ausentar por algum tempo para tirar a licença-maternidade, e isso explica a diferença salarial. Isso é um absurdo. Mulher não pode ter filho porque atrasa a carreira. Homem pode, porque ele não cuida da criança mesmo!
Socorro! Esse tipo de pesquisa nos faz ter algumas reflexões: as mulheres deveriam parar de ter filhos. Afinal, se coisas como amamentar fazem o seu salário ser menor, o mundo realmente não precisa mais de gente.
Outro ponto: quando as mulheres forem chefes, elas deveriam ter outros critérios para escolher seus funcionários. Por exemplo: se eles gostam de futebol. Se gostarem, estão fora. Afinal, se a gente tem que lidar com critérios bizarros na escolha do salário que pagam pra gente, também podemos dar o troco!
E o último critério: já que ganhamos menos, vamos inverter essa desvantagem em casa. Por isso, meninos, se preparem para lavar o banheiro! E se você é uma moça que está se preparando para o vestibular: querida, nosso objetivo não foi te desanimar. Estude. Mas depois chegue lá e grite "Viva lá revolución!".

Momento de histeria

Melhor inteligente sem grana do que rica burra neoliberal

4 comments:

dani matielo said...

Viva la revolución!! :D

ana waksberg said...

Curtiu o "meninos, se preparem para lavar o banheiro"?

Lan said...

esse tipo de pesquisa me dá um desânimo... pq em geral se vc se propõe a um discurso levemente feminista hoje em dia é tida por, no mínimo, ultrapassada. bom, se a luta terminou, então pq seguem as discriminações? :$

ana waksberg said...

hey!!! welcome, lan!!

putz, a luta só tá começando, né?